Gases Renováveis
O futuro da sua energia passa pelos Gases Renováveis
O que são os Gases Renováveis?
Os Gases Renováveis são uma energia 100% renovável, que irão no futuro substituir o gás natural em nossas casas, empresas e indústrias. Os principais Gases Renováveis que irão cumprir essa missão são o Biometano (um gás produzido através do aproveitamento de resíduos orgânicos) e o Hidrogénio Verde (um gás produzido a partir da água, que não emite gases de combustão no seu consumo), que podem ser distribuídos pela atual rede de gás e consumidos de forma natural, não havendo necessidade de troca ou adaptação dos atuais equipamentos a gás natural.
Quais as principais vantagens destes Gases Renováveis?
Os Gases Renováveis terão um papel determinante na transição energética nacional pois permitirão a descarbonização da atual rede de gás, com a substituição do atual consumo de gás natural por consumo destes gases, que são 100% renováveis e amigos do ambiente. Como principais vantagens para as comunidades, famílias e empresas, destacamos:
– são uma energia renovável e amiga do ambiente
– podem ser consumidos de igual forma, não havendo necessidade de troca dos atuais equipamentos de gás natural
– serão produzidos localmente e de forma descentralizada, promovendo desenvolvimento local, nomeadamente com a criação de empregos
– promovem a economia circular
– permitem uma maior autonomia energética e escolha para os consumidores
– utilizam a atual infraestrutura de gás, não sendo necessário investimentos na criação de novas redes de energia
Como é que vai acontecer essa mudança?
A distribuição e consumo destes gases renováveis acontecerá de forma progressiva, com a mistura destes gases com o atual gás natural. Como referido, a forma de consumo de gás será em tudo semelhante ao que fazemos hoje e não haverá necessidade de troca de equipamentos.
Tenho de fazer alguma coisa para receber os Gases Renováveis?
Não. Antes de se iniciar a distribuição de Gases Renováveis na sua área de residência, receberá uma comunicação detalhada com essa informação. Mas não precisará de fazer nada e continuará a utilizar o gás da mesma forma que faz hoje.