Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco ommodo consequat.

Monday to Friday: 9-20
Saturday to Sunday: closed

Saiba como escolher a sua caldeira

Como escolher

As caldeiras a gás são equipamentos responsáveis pelo fornecimento de água quente sanitária (AQS) e aquecimento de ambientes através da combustão de gás, sendo comuns em diversas habitações pela sua eficiência e versatilidade. A escolha adequada de uma caldeira depende das necessidades de cada residência e de diversos fatores, como o tamanho do espaço e a quantidade de pontos de consumo.

Tipo de Combustão

A combustão é uma reação química que liberta energia na forma de calor e luz. Nas caldeiras a gás essa reação é essencial para aquecer a água que é distribuída pelos diversos pontos de consumo.

Utilizam o ar do ambiente para a combustão, o que implica uma menor eficiência e maior emissão de poluentes. Não são as mais recomendadas em termos de segurança e eficiência energética, sendo cada vez mais substituídas por outros modelos.

São as mais eficientes do mercado, recuperam o calor dos gases de combustão para reduzir o consumo de gás. Podem alcançar até 94% de eficiência, são mais ecológicas e apresentam menores emissões de CO2 e NOx. Estas caldeiras têm muitas vezes classificação energética A e podem ser combinadas com sistemas de energia solar para uma maior poupança.

Diferem das atmosféricas por terem uma câmara de combustão fechada, garantindo mais segurança, pois não utilizam o ar do ambiente interno. Este tipo de caldeira é indicado para habitações onde a ventilação pode ser um problema, assegurando um nível de segurança superior.

Tipo de Combustão

Tipos de Instalação

A forma como uma caldeira a gás é instalada pode influenciar significativamente a sua eficiência, segurança e durabilidade. Ao instalar uma caldeira deverá considerar os seguintes fatores: tipo de caldeira, tamanho do ambiente e normas de segurança em vigor.

Instalam-se na parede, são compactas e ideais para espaços mais pequenos. São a escolha ideal para apartamentos ou pequenas casas, especialmente quando há necessidade de simultaneidade nos pontos de consumo.

São uma excelente opção para casas maiores, onde a água quente precisa de ser fornecida a múltiplos pontos de consumo ao mesmo tempo. Neste caso, a caldeira pode estar equipada com um acumulador externo, que garante a disponibilidade de água quente sem interrupções.

Potência

É necessário avaliar também a potência necessária para evitar comprar uma caldeira subdimensionada ou sobredimensionada, o que pode aumentar os custos.

As capacidades disponíveis e indicadas para o tipo de uso são:

Ideal para habitações pequenas, até 80 m², em climas temperados.

Adequadas para casas de 80 a 100 m², em climas moderados.

Recomendadas para habitações de até 120 m², em climas mais frios.

Para grandes habitações (180-200 m²), localizadas em regiões com invernos rigorosos.

Se precisar de mais informações, encontre aqui alguns prestadores certificados pela DGEG que o irão ajudar a tomar a melhor decisão.