Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco ommodo consequat.

Monday to Friday: 9-20
Saturday to Sunday: closed

Saiba como escolher o seu esquentador

Como escolher

Os esquentadores a gás são ótimas opções para garantir um fornecimento contínuo e eficiente de água quente em residências, empresas e industrias. Estando disponíveis em diversas gamas, são a escolha ideal para que procura eficiência energética e conforto.
Neste guia exploramos as vantagens, tipos e características a considerar para escolher um esquentador a gás.

Sistema de exaustão

Os esquentadores a gás possuem um sistema de exaustão para eliminar os gases resultantes da combustão e permitir a entrada de ar para o seu bom funcionamento. Os esquentadores são classificados de acordo com o sistema de exaustão em:

Os esquentadores atmosféricos utilizam o ar do ambiente onde estão instalados para permitir a combustão do gás. Após a queima, os gases resultantes são expelidos naturalmente pela chaminé.

Com um funcionamento muito similar aos esquentadores a gás atmosféricos, mas contam com um ventilador para ajudar na exaustão dos gases resultantes da combustão.
Este ventilador melhora a eficiência do esquentador, principalmente em locais onde a ventilação natural é insuficiente. No entanto o ventilador precisa de energia elétrica para funcionar, o que pode levar a um aumento no consumo de energia.

Os esquentadores estanques são completamente isolados do ambiente interno da habitação. Eles recolhem o ar necessário para a combustão a partir do exterior da habitação utilizando um sistema de ventilação dedicado. Os gases resultantes da combustão são também expelidos para o exterior através de uma conduta própria.

Sistema de exaustão

Tipo de ignição

Os esquentadores também são classificados pelo tipo de ignição que dá início à combustão. E podem ser:

Nestes esquentadores o acendimento pode ser feito de duas formas: (i) Manual, pressionando consecutivamente o botão que gera uma faísca que, em combinação com o gás, acende a chama-piloto. Ou (ii) Elétrico, em que a chama-piloto é acendida por alimentação elétrica, pressionando o botão apenas uma vez.
Os modelos manuais podem apresentar menor custo e não necessitam de eletricidade, no entanto a chama-piloto permanece acesa o que pode representar um aumento no consumo de gás face aos esquentadores elétricos.

Neste tipo de esquentadores a ignição é acionada automaticamente através da eletricidade ou de pilhas sempre que uma torneira é aberta. Estes modelos tem a vantagem de apresentar menor risco de acidentes pois a chama só é acesa quando existe necessidade de aquecimento, o que também diminui o consumo de gás. No entanto tem um custo inicial mais elevado do que os esquentadores manuais e podem falhar no caso de faltar a energia elétrica.

Nos esquentadores com hidrogerador o sistema de ignição eletrónica é alimentado através da energia gerada pela passagem da água por uma turbina que converte a energia mecânica em energia elétrica.
Este tipo de esquentadores é normalmente mais caro devido a tecnologia envolvida e tem um processo de instalação mais complexo. No entanto representa a opção mais sustentável e eficiente pois não precisam de energia elétrica nem de baterias. A sua utilização não é contudo indicada em casos onde há baixa pressão de água.

Capacidade

A capacidade do esquentador está relacionada com os litros de água que o aparelho consome por minuto. Deve ser dimensionada em função do tipo de uso e do número de utilizadores.

As capacidades disponíveis e indicadas para o tipo de uso são:

Indicados para agregados até duas pessoas com utilização pouco frequente e não-simultânea com outros aparelhos.

Indicados para agregados até quatro pessoas e permitem a utilização simultânea com dois pontos de água quente.

Indicados para agregados com mais de quatro pessoas e dois duches em uso simultâneo.

Indicados para altos consumos em residências com mais de duas casas de banho, permitindo a utilização de vários pontos de água quente em simultâneo.

Se precisar de mais informações, encontre aqui alguns prestadores certificados pela DGEG que o irão ajudar a tomar a melhor decisão.