Saiba como escolher o seu fogão
Como escolher
Os fogões e as placas a gás são gasodomésticos que influenciam diretamente a qualidade dos cozinhados e a segurança da sua habitação. Na escolha do modelo ideal considere a potência dos queimadores, os materiais de fabrico e os recursos adicionais disponíveis como fatores a observar.
Número de queimadores
A maior parte dos fogões e placas a gás possuem 4 queimadores, que são normalmente suficientes para pequenos e médios agregados.
Estes fogões e placas são indicados para agregados familiares maiores onde é feita a confeção de alimentos em grande quantidade. Normalmente possuem um ou dois queimadores de tamanhos diferentes que proporcionam a utilização de panelas ou frigideiras maiores.
Este tipo de gasodomésticos ocupa um espaço maior, mas apresenta algumas utilidades para os amantes de cozinha, como por exemplo grelhas, queimadores ultrarrápidos e fornos de diversos tipos.

Necessidade de forno
Em algumas cozinhas pode ser necessário optar por uma placa a gás e um forno separado. As placas apresentam normalmente 4 queimadores e são indicados principalmente pela facilidade na limpeza.
Em cozinhas mais espaçosas a opção mais económica pode ser um fogão combinado com forno.
Capacidade
A escolha da capacidade do forno ou da placa depende essencialmente do número de habitantes e dos seus hábitos culinários. Um forno muito pequeno pode limitar as suas receitas, enquanto um forno muito grande pode ocupar desnecessariamente espaço na cozinha.
As capacidades disponíveis e indicadas para o tipo de uso são:
Ideal para agregados pequenos (1-2 pessoas) que não cozinham em grandes quantidades. Perfeito para cozinhar pequenas quantidades de alimentos ou preparar refeições rápidas.
Ótimo para agregados médios (3-4 pessoas) que preparam refeições diárias.
Ideal para agregados com mais de 4 pessoas onde é necessário cozinhar grandes quantidades de alimentos.